Como escolher o meu copinho ?

Como escolher o meu coletor menstrual?

Com tantas marcas, tamanhos e maleabilidades diferentes, pode parecer um pouco complicado escolher o melhor coletor menstrual para o seu corpo, mas fique tranquila que iremos te ajudar na busca do copinho perfeito =)

Em primeiro lugar, é bem importante você se conhecer, lembre-se que os nossos corpos são muito diferentes. Talvez o coletor "X" que deu super certo na sua amiga não vai dar certo em você e vice- versa.

Por isso, antes de comprar, esteja ciente da altura do seu colo do útero, intensidade do seu fluxo menstrual e sua força pélvica.

Listamos aqui, os problemas que podem surgir caso você não compre o copo menstrual correto.

  • Se o copinho coletor não for adequado para o meu colo do útero?

Se o seu colo for baixo e você comprar um coletor de menstruação grande, provavelmente não conseguirá usa-lo, ele pode incomodar seu colo do útero causando cólicas. Os coletores  menstruais ideais para colo baixo são os menores. (Ex: Lumma CBC, Lumma CBL, Lumma CMC, Korui Leve )

Já, se ele for alto e você tentar usar um coletor pequeno, talvez não tenha incômodos durante o uso, mas a dificuldade será na hora de retirá-lo. Isso porque ele irá subir até o seu colo do útero e você terá que fazer bastante força pélvica p/ ele descer e conseguir removê-lo. Os coletores menstruais ideais p/ quem tem colo alto são os mais alongados. (Ex: Lumma A, Lumma AI, Lumma B, Lumma BI, Korui Intenso, Violeta Cup A e B ).

  •  Se eu não levar em conta a quantidade correta do meu fluxo?

Se o seu fluxo for intenso e você comprar um coletor pequeno, terá de trocar muitas vezes, o que gera certo incomodo e falta de praticidade. Coletores indicados p/ fluxo Intenso : Lumma AI, Korui Intenso, Violeta Cup A.

Já o oposto não te trará problemas, a não ser o fato de que por ter fluxo baixo, poderia usar um coletor menor. Coletores indicados p/ fluxo leve: Lumma CBC, Lumma CBL, Korui Leve).

  • Se eu não considerar a minha força pélvica?

Se você tiver muita força pélvica e tentar usar um coletor menstrual mais maleável, poderá ter problemas com vazamentos, sua musculatura poderá "amassar" o copinho ocorrendo escapes. Coletores indicados p/ força pélvica média a forte: Lumma em todos os tamanhos.

  • E se a minha bexiga for sensível?

Neste caso você deverá fugir dos coletores mais rígidos, os mais indicados são os modelos da Korui.

Como faço para encontrar meu colo do útero? E por que ele interfere na escolha do coletor menstrual?

Uma das maiores vantagens em começar a usar o copo menstrual é a possibilidade de conhecer melhor o nosso próprio corpo ❤️

E nessa hora, é essencial identificar qual a altura e posição do colo do útero. Ele é a "ligação" da vagina com o útero, é a "torneirinha" por onde desce a nossa menstruação, logo se colocarmos o copinho coletor longe dele, ocorrerão vazamentos, incômodos e etc.

Quanto à altura, como já dissemos anteriormente, se o colo do útero for baixo, a pessoa deve procurar um coletor de menstruação especifico p/ colos baixos (coletores curtos, se ela pegar um comprido pode se machucar).

Se o colo for médio, o copinho deve ser médio.

Já, se ela tiver um colo alto, deve procurar um mais alongado para não ter dificuldades, principalmente na hora de retirar o copo menstrual.
 

Ok, mas como identificar onde está o colo do útero? 

Colo do útero

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:  http://www.labpath.blogspot.com.br/

1) É muito importante lembrar que o colo do útero pode se mover. Você pode tocá-lo quando quiser, mas para a escolha do coletor perfeito, é ideal fazer a medição no seu período menstrual;

2) Lave muito bem as mãos;

3) Coloque o dedo indicador ou médio no canal vaginal; 

4) Procure o seu colo do útero, ele é uma estrutura que faz lembrar uma “rosquinha gordinha” com um furinho no meio;

5) A textura faz lembrar a da pontinha do nosso nariz, mas também pode ser esponjosa;

6) Dica super importante: não fique com o dedo extremamente reto, seu colo do útero pode ser tortinho p/ um dos lados, tá difícil de encontra-lo? Explore p/ esquerda ou direita;

7) Encontrou? É hora de medi-lo. Encoste seu dedo no colo do útero e meça quanto encontrou com a falange dos dedos (aquelas 3 dobrinhas que temos nos dedos). 

1 falange: colo baixo até 4 cm
2 falanges: colo médio de 4 a 6 cm
3 falanges ou não alcançou: colo alto 6 cm ou mais;

8) Pense bastante na imagem do colo do útero (rosquinha gordinha) fica bem mais fácil de achá-lo;

Agora que você já encontrou seu colo do útero, é hora de pensar na capacidade do seu coletor de menstruação =)

Como escolher o copinho coletor ideal para o meu fluxo?

É muito comum que ao escolhermos o nosso primeiro copo menstrual, surja a dúvida da quantidade do fluxo, afinal de contas com os absorventes tradicionais não conseguimos ter uma noção do quanto menstruamos. Por isso, criamos essa tabelinha para te ajudar na escolha do copinho que  vai atender suas necessidades da melhor maneira possível.

Fluxo Leve: necessidade de trocas de absorventes de baixa a média absorção até 3x por dia;

Fluxo Normal:  necessidade de trocas de absorventes de absorção regular a cada 3 ou 4 horas;

Fluxo Intenso:  necessidade de trocas de absorventes de absorção alta a cada 4 horas ou intervalo menor;

Viu como é fácil? Agora vamos a outro ponto importante: sensibilidade na bexiga.

Tenho sensibilidade na bexiga, posso usar o copinho? 

Outra questão que deixa muitas dúvidas em relação ao uso do coletor de menstruação é a sensibilidade na bexiga. Ele realmente pode incomodar, se a mulher tiver algum dos sintomas abaixo e tentar usar um copinho muito alongando ou rígido. Fique atenta caso tenha algum desses sintomas ou quadros:

  • Infecção na bexiga;
  • Dor ao urinar;
  • Incontinência urinária;
  • Faz muito xixi (mais do que o normal);
  • Sangue na urina, entre outros.

O ideal nesses casos é procurar um copinho coletor pequeno e que não seja muito rígido como o Korui Leve

Como saber a força da minha musculatura pélvica? Ela influencia no uso de coletores menstruais?

Antes da compra do coletor, também é bom analisar a sua força pélvica. Quanto mais força você tiver, mais rígido ele deverá ser para que não fique amassado lá dentro, uma ótima opção é o Lumma.

O que faz com que a musculatura pélvica fique fortalecida?

  • Idade, quanto mais nova for a mulher, mais forte sua musculatura tende a ser;
  • Exercícios como pompoarismo, pilates, ballet; entre outros.

Já o oposto disso, ou seja: pessoas sedentárias, que já tem filhos e tem mais idade, tendem a ter a musculatura pélvica mais fraca e podem usar um coletor um pouco mais maleável como o Korui.

Pronto, agora que você já sabe responder a todas as suas características, basta seguir a tabela abaixo para escolher o coletor menstrual perfeito para você.

Lembre-se sempre de verificar as caracteristicas do coletor e ver se são compativeis com seu corpo como a altura e volume, essas informações estão na descrição de cada produto :)

Como escolher coletor menstrual