Dúvidas Frequentes

Apesar de ter sido inventado há mais de 80 anos, muitas mulheres ainda tem muitas dúvidas sobre o coletor menstrual. Pensando nisso, reunimos aqui as perguntas mais frequentes, para te ajudar a conhecer e entender um pouco mais sobre o nosso amado copinho.

 

Dúvidas Frequentes - Coletores Menstruais

 

1. Como  funciona o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um copinho de silicone medicinal que deve ser inserido no canal vaginal em direção ao colo do útero e fica preso por meio de vácuo. Pode ser usado por 12 horas direto, após esse período, você deverá retirá-lo, jogar o fluxo menstrual e inseri-lo novamente. Este procedimento deverá ser feito até o final do ciclo menstrual.

2. Como colocar e retirar o copo menstrual?

O copo menstrual deve ser inserido dobrado ( existem vários tipos de dobras e cada mulher se adapta melhor a uma ) no canal vaginal em direção ao colo do útero. Ao soltar e girar um pouco o copinho, você deverá passar o dedo em volta dele até notar que a dobra se desfez e ele está  totalmente aberto, desta forma ele pegará vácuo.

Para retirá-lo, coloque o dedo no canal vaginal e encontre o cabinho (não precisa puxá-lo), suba até encontrar o fundinho do coletor, aperte-o para sair o vácuo e puxe.

Se o seu colo do útero for alto e você não alcançar o coletor, faça uma força pélvica para baixo (como se estivesse fazendo coco, mas o movimento é com a vagina), isso vai fazer com que ele desça bastante, depois é só continuar o procedimento. 

3. Como saber se o meu coletor menstrual pegou vácuo?

Para saber se o copinho menstruação pegou vácuo você deverá puxar o cabinho, se ele resistir é sinal de que o vácuo está correto. Já se ele descer é porque ainda não pegou vácuo, neste caso tente novamente.

4. Como saber se coloquei meu copinho coletor de forma correta?

Não existe maneira melhor de saber se o seu coletor feminino está correto do que testando, analise três fatores:

  • Ele está aberto?
  • Pegou vácuo?
  • Está na direção do colo do útero?

Se a resposta para essas três perguntas for sim, provavelmente está correto. Porém é bom sempre lembrar que nos primeiros usos é normal sentir certa dificuldade e até insegurança . Por isso, até estar totalmente adaptada, indicamos o uso de absorvente ou protetor diário para evitar possíveis vazamentos e constrangimentos.

5. Quanto tempo dura um coletor menstrual?

Se bem utilizado, um copinho coletor pode durar até 10 anos.

6. Quanto tempo demora para eu me adaptar completamente aos coletores menstruais?

O tempo de adaptação varia de mulher para mulher. Há quem se adapte no primeiro mês e outras que demoram um pouquinho mais para se acostumar, mas de um modo geral, são cerca de três ciclos menstruais. Lembrando que nesse período, aconselhamos o uso de absorventes junto com o coletor para evitar possíveis constrangimentos. 

7. Posso ficar quanto tempo com o meu coletor de menstruação?

Você pode ficar com ele até 12 horas, não aconselhamos ficar mais do que esse período pelo risco de infecção. Após esse tempo, você deverá jogar o fluxo, lavá-lo e recolocá-lo.

8. No período de adaptação posso usar absorventes?

Sim, até recomendamos que use absorventes ou ao menos um protetor diário durante este período para se sentir mais segura. 

9.  O coletor menstrual pode vazar?

Se for colocado corretamente e não estiver cheio, o copinho não causa vazamentos. Mas como já falamos anteriormente, no período de adaptação use um absorvente ou protetor diário, assim você vai entender melhor sobre o seu próprio corpo e saberá de quanto em quanto tempo deverá fazer as trocas.

10. Qual o melhor copinho para menstruação?

No mercado, existem diversas marcas de coletores menstruais, porém não existe uma melhor que a outra. Na verdade, você deverá procurar o coletor feminino que mais se adeque ao seu corpo. Exemplo: Se você tem colo do útero alto, o ideal é um coletor menstrual comprido. Já se for baixo, o copinho coletor deverá ser curtinho. Se você tem sensibilidade na bexiga deverá procurar um  mais molinho, se tem a musculatura pélvica mais forte, o ideal é que ele seja mais rígido. Enfim são várias características a serem analisadas para acertar na escolha no melhor copinho para menstruação.

Nós trabalhamos com as melhores marcas de coletores nacionais: Korui, Lumma, Violeta Cup e Inciclo

11. O copinho coletor incomoda?

Não. Se você escolher o copo menstrual ideal para o seu corpo não vai te incomodar, você vai sentir como se não estivesse com ele

12. Como higienizar meu copo coletor menstual?

A higienização do copinho menstruação é bem fácil. Você deverá fervê-lo em uma caneca esmaltada. Encha a caneca com água e leve direto na boca do fogão. Após a água começar a borbulhar conte de 5 a 7 minutos. Use o coletor o ciclo inteiro, nas trocas utilize apenas água ou no máximo um sabonete neutro. Lembre-se que por ser de uso interno, não é bom utilizar produtos químicos, pois os mesmos podem causar alergias, irritações e até infecções.

Na hora das trocas sempre lave muito bem as mãos. Também é importante secar bem o copinho antes de introduzi-lo.

13. Como tirar o copo menstrual sem fazer bagunça?

Uma das primeiras questões que vem a cabeça quando pensamos em usar o copo menstrual é a bagunça que podemos fazer na hora das trocas, mas ao contrário do que parece, esse processo é bem tranquilo. Basta esperá-lo com um papel higiênico ou lenço umedecido na entrada da vagina e limpar o excesso. Depois jogue o fluxo no vaso sanitário e lave o copinho na pia. Com o passar dos ciclos esse processo fica cada vez mais rápido e descomplicado.

14. Como higienizar meu coletor menstrual fora de casa?

Trocar o copinho fora de casa também é outra questão que parece difícil mas na prática é bem tranquilo. Se você for a um banheiro com pia, não há muitas dificuldades, mas se só tiver pia no lado de fora, basta levar uma garrafinha com água ou limpá-lo  apenas com papel higiênico, lencinhos umedecidos também são uma ótima opção.

15. Virgens podem usar coletores menstruais ?

Sim, mas há o risco de romper o hímen.

16. Uso DIU. Posso usar o coletor de menstruação?

Sim, pode usar sem problemas.

17. Posso dormir com o meu copo coletor menstrual?

Pode e deve! Uma das maiores sensações de liberdade ao usar coletor de menstruação vem justamente deste momento. Dormir sem se preocupar com vazamentos e acordar limpinha.

18. Posso ter relações sexuais usando o copinho para menstruação?

Não! Sexo através da vagina não pode, já que o coletor fica exatamente no canal vaginal ( mesmo local onde temos relação ). Já sexo oral e anal, pode sem problemas.

19. Posso praticar esportes usando o copinho coletor?

Sim, outra ótima vantagem é poder praticar esportes com ele. Você pode fazer academia, nadar, correr e praticar qualquer atividade física sem problemas.

20. Posso ir à praia com o copinho?

Sim, você poderá ir á praia e piscina sem se preocupar com mais nada a não ser se divertir :)

21. Preciso tirar meu coletor de menstruação quando eu for fazer xixi e cocô?

Não. O canal do xixi e vaginal são diferentes, por isso você pode urinar usando o copo coletor menstrual. Curiosidade: quando você faz xixi é como se não estivesse menstruada, ele e o papel higiênico saem limpinhos. Também pode fazer cocô com ele, normalmente, há quem prefira tirar, mas não é necessário.

22. Como comprar coletor menstrual?

Compre seu copo menstrual na Conforto Íntimo, trabalhamos com as melhores marcas de coletores nacionais e você ganha de brinde uma super caneca esmaltada.

23. Ao usar o copinho corro risco de ter Síndrome do Choque Tóxico?

Não foi relatado nenhum caso relacionado ao coletor menstrual.

24. Os coletores menstruais são regularizados pela Anvisa?

A regularização dos coletores menstruais na Anvisa começou no ano passado, por isso as marcas estão se adequando ás normas.  

25. Quais os riscos de usar coletores da China? 

O maior risco de comprar um coletor da China é que não sabemos com que material ele foi fabricado e qual o tipo de silicone utilizado. Isso pode acarretar alergias, irritações e até uma infecção mais grave. E pior, se algo de ruim acontecer, você não terá nem a quem recorrer.

Ao comprar um coletor de qualidade você já estará economizando bastante, por bem menos de 100 reais você adquire um ótimo e nunca mais terá de gastar com absorventes. Com saúde não se brinca.